Ao permitir que as crianças se aproximassem à Sagrada Eucaristia ao chegarem ao uso da razão, São Pio X impulsou vigorosamente a infância à santidade. Dessa forma começou um grande movimento de piedade entre a juventude, criado em 1914 pelo padre belga Edouard Poppe (1890-1924). Alguns seminaristas de Écône voltaram a lançar a Cruzada Eucarística nos anos oitenta.
A idade do discernimento, tanto para a confissão como para a comunhão, é aquela em que a criança começa a raciocinar, ou seja, ao redor dos sete anos; podendo ser um pouco depois ou um pouco antes. A partir desse momento, surge a obrigação de cumprir os dois preceitos da confissão e da comunhão.”
São Pio X recordou nessa ocasião a obrigação dos pais de velar para que as crianças se aproximem frequentemente da santa mesa. A Cruzada Eucarística surge desse decreto, que, ao permitir que as crianças se aproximassem à Sagrada Eucaristia, impulsou vigorosamente a infância à santidade. Dessa forma, São Pio X iniciou um grande movimento de piedade entre a juventude.
Devoção eucarística das crianças
A Cruzada Eucarística foi um dos frutos mais belos desse decreto. Surgiu em 1914, fundada pelo sacerdote belga mencionado acima, para promover a devoção eucarística entre as crianças. Seu lema se baseia no desejo de animar a juventude a uma autêntica santidade: “Reze, comungue, sacrifique-se e seja apóstolo.”
A Cruzada compreende três níveis espirituais:
- o Pajem
- o Cruzado
- o Cavaleiro
O lema do cruzado está inteiramente resumido nessas quatro palavras: reze, comungue, sacrifique-se e seja apóstolo.
A cada mês, o cruzado oferece suas orações, suas comunhões, seu trabalho e seus sacrifícios por alguma das grandes intenções da Igreja, estabelecidas por Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X.
A Cruzada Eucarística é atualmente um apostolado da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, estendido a vários priorados de todo o mundo.